Notícias
Notícia:





Saúde
08/10/2019
Tamanho da letra   




Secretaria de Saúde lança campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul




Banner

As campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul do governo municipal de São Lourenço do Oeste, por meio da Secretaria de Saúde, começaram oficialmente na manhã desta terça-feira (8), em frente à Policlínica Municipal. Parte da equipe de profissionais da saúde, acompanhados do prefeito, Rafael Caleffi, apresentaram as camisas que serão usadas ao longo dos meses de outubro e novembro, simbolizando a campanha de prevenção.

O prefeito de São Lourenço do Oeste diz que o trabalho de prevenção é muito importante, pois contribui com a melhoria na qualidade de vida da população e pode identificar possíveis doenças. Caleffi frisa que a população precisa colaborar e participar destas ações, que são gratuitas.

A secretária de Saúde, Adriane de Jesus, explica que a Secretaria de Saúde trabalha o ano todo com a prevenção, mas que os meses de outubro e novembro têm atenção especial no cuidado com as mulheres e os homens, respectivamente. “Temos esta preocupação em oferecer ações de prevenção e por isso também um dia com horário diferenciado, pra que toda a população possa ser contemplada”, enaltece.

Outubro Rosa

Durante todo o mês de outubro, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão realizando exames preventivos de colo de útero e de mama. No dia 19, um sábado, haverá o Dia D, onde todas as UBS atendem de 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30 para coleta de exames e testes rápidos (HIV, sífilis, hepatite B, por exemplo). As pessoas devem levar documento com foto, cartão SUS e Carteira de Vacinação.

Novembro Azul

O Dia D para os homens será 23 de novembro, um sábado, onde todas as UBS estarão abertas das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30 para consulta médica, orientações e palestra. Será fornecida uma guia com pedido de exame mediante consulta. Todos os homens com 60 anos ou mais devem procurar as UBS e, em seguida, serão encaminhados ao Laboratório Central da Policlínica Municipal de Saúde para coleta do exame de sangue. Neste dia serão realizados também testes rápidos (HIV, sífilis, hepatite B, por exemplo).

Campanha sarampo

A secretária de Saúde explica que nos meses de outubro e novembro haverá também a campanha contra o sarampo. De 9 a 25 de outubro, será realizada a primeira etapa da intensificação da vacinação de sarampo. Somente as crianças, cujo esquema vacinal esteja incompleto, participam. São crianças de 6 meses a menores de 5 anos (tríplice viral ou dupla viral). O Dia D será 19 de outubro, onde todas as UBS ficam abertas para vacinar as crianças.

A segunda etapa será de 18 a 30 de novembro e participam somente adultos com idade entre 20 e 29 anos, que estejam com calendário de vacina em atraso. O Dia D de vacinação será 30 de novembro.


Data de publicação: 08/10/2019

Fonte: Assessoria de Comunicação




Veja mais fotos desta notícia



COMPARTILHAR:





  VOLTAR