27/08/2019

Caps lança campanha Setembro Amarelo com a imprensa

saude

O lançamento da campanha Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, foi marcado por uma conversa entre profissionais da Secretaria de Saúde, por meio do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), e a imprensa, na manhã desta terça-feira (27), na sede do Caps. O governo municipal de São Lourenço do Oeste tem buscado aproximar os profissionais da imprensa para este assunto, principalmente no que tange a divulgação de casos. Uma comunicação correta, responsável e ética é uma ferramenta importante para evitar o efeito contágio do suicídio.

O coordenador do Caps, Tiago Pereira, explicou que o Centro presta um serviço de acolhimento, ou seja, trabalha a partir da identificação do problema e escolhe o profissional para cuidar das pessoas em sofrimento. Sobre a campanha Setembro Amarelo, explicou como funcionam os serviços e como as pessoas podem procurar ajuda. Alertou sobre um dos falsos mitos sociais em torno do suicídio, explicando que a pessoa que tem a intenção de tirar a própria dá sinais sim. Frases como “vou desaparecer”, “vou deixar vocês em paz”, “eu queria poder dormir e nunca mais acordar”, são algumas.

Durante o mês de setembro, disse Pereira, o Caps estará realizando uma programação envolvendo diversos grupos da sociedade para alertar sobre a prevenção ao suicídio. Entre as ações está a Gincana da Vida, pedágio com orientações e capacitações com grupos de diferentes áreas.

- Gincana da Vida com usuários do Caps e do Nasf

13/09 – das 10h às 11h30
- Pedágio no centro da cidade, distribuição de material informativo sobre prevenção ao suicídio pelas equipes do Nasf e Caps.

20/09 – às 14h
- Capacitação com rede intersetorial (saúde, educação, social, CDM, ICSL, ONG e RHs de empresas do município). Local a definir.

26/09 – 15h
- Matriciamento coletivo com profissionais da saúde. Local: AMNoroeste