06/05/2019

Prefeitura abre cadastro para interessados em castrações de cães e gatos

O governo municipal de São Lourenço do Oeste, por meio da Secretaria de Agricultura, possibilitará novas castrações dentro do Programa Permanente de Educação em Saúde e Controle Reprodutivo de Cães e Gato, instituído ainda em 2017. O programa tem por objetivo evitar o aumento dos casos de abandono e promover a saúde pública como um todo.

Os interessados em realizar a castração do seu pet – cão ou gato – devem realizar o cadastramento de 6 a 20 de maio junto a Secretaria de Agricultura. Serão atendidos através do programa os animais de rua resgatados e abrigados por instituições de proteção animal – em São Lourenço do Oeste, atualmente, existe apenas a Associação Protetora dos Animais Fênix –, animais comunitários e os tutelados por famílias de baixa renda que morem no município e estejam inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e também particulares. Para o cadastramento é necessário ter em mãos a carteirinha de vacinação do animal, contendo a vacina antirrábica em dia, e as características de identificação e dados de saúde do mesmo.

Segundo informações do veterinário da prefeitura, João Marcelo Inocente da Silva, neste ano os procedimentos serão realizados através de carreta móvel, a qual contém um centro cirúrgico preparado para cirurgias de esterilização. A prefeitura, através do Programa Permanente de Educação em Saúde e Controle Reprodutivo de Cães e Gato, vai disponibilizar cerca de 100 castrações, tanto de fêmeas quanto de machos, sendo pelo menos 35% de felinos. O número total de procedimentos será dividido entre instituições de proteção animal e animais comunitários e tutelados por famílias de baixa renda.

No caso dos animais particulares – que não se encaixam em famílias de baixa renda –, o veterinário da prefeitura explica que os donos poderão realizar os procedimentos mediante pagamento do custo, que varia de acordo com o peso do animal. Todas as informações e orientações serão prestadas pela Secretaria de Agricultura. O telefone é o (49) 3344-8541.

Data de publicação: 06/05/2019