Relações Institucionais
30/04/2019

Prefeitura e Caixa assinam Finisa 2 e garantem mais R$ 5 milhões para pavimentação asfáltica em São Lourenço do Oeste

O governo municipal de São Lourenço do Oeste e a Caixa Econômica Federal celebraram na tarde desta terça-feira (30) o novo contrato de financiamento no valor de R$ 5 milhões para investimento em pavimentação asfáltica nas vias urbanas da cidade. Os recursos são do Programa de Financiamento a Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa).
Conforme cronograma da prefeitura, o valor será liberado em dez parcelas, conforme execução das obras. Cada nova parcela será liberada mediante comprovação da aplicação do recurso na etapa anterior. O financiamento terá carência de 24 meses e será devolvido em 96 parcelas mensais.

O prefeito de São Lourenço do Oeste, Rafael Caleffi, fala que se trata do Finisa 2, já que o primeiro contrato no valor de R$ 5 milhões foi assinado em 2018 e tem garantido a pavimentação de diversas ruas. Assim como o primeiro, Caleffi explica que o Finisa 2 também será destinado para a pavimentação de vias urbanas e adianta que parte dos recursos será utilizada para a construção de um trevo de acesso ao loteamento Wolfarth, beneficiando também a população que utiliza o espaço do CTG Amizade sem Fronteiras e os motoristas que trafegam pelo acesso Sul.

Em agradecimento à equipe, o prefeito diz que existe um desafio muito grande na parte de projetos. “Mas, é bom frisar que estamos economizando muito nos processos licitatórios e conseguindo fazer ainda mais pavimentações do que as esperadas. O momento do município é bom, diferente do Brasil, e estamos em pleno crescimento.”

O secretário de Relações Institucionais, Rubens Ricardo Mocellin, enaltece que o Finisa 2 foi analisado e encaminhado em tempo recorde. Após a sanção da autorização legislativa, o projeto foi aprovado e assinado junto a Caixa Econômica Federal em um mês. “Precisamos agradecer de forma especial a Gerência de Governo (Gigov) de Chapecó pela agilidade nos tramites de análise e contratação do Finisa”. Agora, explica Mocellin, a Secretaria de Relações Institucionais trabalha nos projetos para, nos próximos dias, lançar processo licitatório do lote 1 do Finisa 2.

O gerente da Caixa em São Lourenço do Oeste, Vinicio Moraes, disse que fica feliz com os resultados positivos e mais ainda porque foi à prefeitura quem procurou os recursos. “A gestão está tendo bastante sucesso nos caminhos dos recursos, pois muitos municípios querem, mas não conseguem ou até mesmo não sabem procurar”, falou.

O secretário de Desenvolvimento Urbano, Anilson Spricigo, e a equipe de trabalho da Secretaria de Relações Institucionais participaram da assinatura do programa.

Programa Asfalto Novo
Lançado em novembro de 2017, o Programa Asfalto Novo faz parte do Plano de Governo e tem como meta asfaltar 50 quadras em quatro anos. Os recursos do Finisa 1 e 2 estão sendo usados no programa. Atualmente, 35 quadras já foram asfaltadas e outras nove estão em andamento.

Data de publicação: 30/04/2019