24/10/2018

Secretaria de Educação promove contação de histórias na biblioteca municipal

A Biblioteca Pública Municipal Santos Dumont, de São Lourenço do Oeste, com parceria da Secretaria de Educação, realiza de outubro a dezembro deste ano o projeto “A arte de contar e ouvir histórias em diferentes espaços”. A contação de histórias reúne alunos do maternal até o 5º ano do Ensino Fundamental.

Nilza Lazzarotto, assistente técnica-pedagógica da biblioteca, comanda as atividades com ajuda das professoras Halanna Galiazzi Migliorini e Nakita Minozzo e da aluna de magistério Patrícia Boza. A professora Nilza explica que o objetivo maior do projeto “é dar vida para a biblioteca e incentivar as crianças a lerem mais”. Além disso, ela diz que com os alunos mais novos se trabalha muito a parte do imaginário, da criatividade.

O secretário de Educação de São Lourenço do Oeste, Alex Tardetti, fala que o projeto visa divulgar as histórias que fazem parte da literatura infantil e fazer com que as crianças viajem neste mundo da imaginação. “Procura de certa forma vitalizar a biblioteca como espaço de conhecimento, cultura e arte. Neste sentido, outros projetos já estão sendo elaborados para 2019, para que outros públicos-alvo sejam contemplados”, garante.

Ludicidade

Para a contação de histórias, a Biblioteca Pública Municipal Santos Dumont recebeu um cenário especial, tudo para atrair a atenção dos pequenos. A Secretaria de Educação proporciona o cenário, a música e o figurino. Com dois anos de trabalho na biblioteca, mas há pelo menos dez em sala de aula, a professora Nilza diz que os alunos estão encantados com o projeto.

Sobre o tema escolhido, literatura infantil, Nilza comenta que se deve ao fato de as crianças conhecem os contos de fada superficialmente. “Hoje em dia eles não leem tanto, eles assistem as histórias. Com o projeto conseguimos também trabalhar a desmistificação dos contos”, acrescenta. Entram em cena então Bela e a Fera, Rapunzel, Cinderela, Branca de Neve e Bela Adormecida/Malévola.

Nilza explica que, além da biblioteca, uma vez por semana o projeto é realizado no Instituto Cultural, anexo ao Centro de Eventos Governador Luiz Henrique da Silveira.

Apresentação especial

Na sexta-feira, dia 26 de outubro, o projeto “A arte de contar e ouvir histórias em diferentes espaços” estará na Apae de São Lourenço do Oeste. Segundo Nilza, é uma forma destes alunos também terem acesso a atividade e a outra forma de cultura. Ela aproveita para agradecer a equipe da biblioteca, que sempre auxilia nos projetos.

Data de publicação: 24/10/2018

bannerbannerbannerbannerbannerbannerbannerbannerbanner