09/10/2018

Governo municipal instala Sala Municipal de Coordenação para combater o mosquito Aedes Aegypti

O governo municipal de São Lourenço do Oeste realizou na tarde desta terça-feira (9), na sala de reuniões do gabinete da prefeitura, um encontro que teve por objetivo instalar a Sala Municipal de Coordenação e Controle das Doenças Transmitidas pelo Mosquito Aedes Aegypti. Participaram representantes de órgãos públicos e privados que, a partir de agora, auxiliarão em todas as situações.

A reunião teve a presença de Cristiano Ilha, supervisor regional do Programa de Controle da Dengue do setor de Zoonoses da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Chapecó. O profissional fez uma longa explanação sobre as doenças zika dengue e chikungunya, que estão diretamente relacionadas ao mosquito Aedes Aegypti. Para ele, o objetivo da Sala de Situação é levantar novas ideias e realizar o acompanhamento do trabalho no município, colaborando com parcerias. O supervisor apresentou o mapa de Santa Catarina, relatando que atualmente são 73 cidades infestadas pelo mosquito.

A coordenadora do Programa de Combate a Dengue Municipal, Cátia Schafer, mostrou na reunião que São Lourenço do Oeste tem hoje 187 focos do mosquito Aedes Aegypti. “Muita coisa precisa ser melhorada”, disse ela em relação ao cuidado no combate ao mosquito.

Secretária de Saúde, Vânia Garbin Baldissera falou que é preciso conscientização de toda a comunidade para a importância da atuação de cada um nos cuidados preventivos, evitando assim a proliferação do mosquito nos ambientes. Ela reforça que São Lourenço do Oeste tem um número somente para denúncias neste tipo de situação, sendo o (49) 9 9905-1246, onde o cidadão pode mandar, via WhatsApp, até mesmo fotos.

O encontro teve a presença também do vice-prefeito, Daniel Hippler, do promotor, Marcos Alberton, e do secretário de Administração e Fazenda, Antonio Cantelmo Neto.

Data de publicação: 09/10/2018