Município
Cultura
Tamanho da letra   





A nossa cultura, é diversificada e atuante.

Em cada lar lourenciano, existe um artista, querendo mostrar sua arte e revelar seu talento.

É dever do Governo Municipal, fomentar as políticas públicas através de ações que promovam essa diversidade cultural.

O Instituto Cultural de São Lourenço é o órgão responsável para gerenciar essas ações que são colocadas em práticas através das oficinas de violão, violino, violoncelo, viola clássica, canto coral, guitarra, gaita, teclado, artesanato, danças étnicas alemãs e italianas, sendo que ao todo mais de 900 alunos em sua grande maioria, crianças e adolescentes recebem aulas gratuitamente.

Todas as ações inerentes à cultura lourenciana, são definidas pelo Conselho Deliberativo do Instituto Cultural que foi eleito democraticamente pela comunidade para aprovar os projetos que são executados pela Gerencia Executiva. 

Com isso, o Governo Municipal está formando uma nova geração de lourencianos que terá maiores perspectivas de futuro e maior sensibilidade para transformar nossa cidade, numa comunidade melhor e mais humana.

Como destaques culturais em São Lourenço do Oeste podemos apresentar o Festival Lourenciano da Interpretação da Canção - FLIC - que acontece ininterruptamente há 38 anos, sendo considerado, o festival mais antigo do Brasil no gênero e que recebe anualmente interpretes de todo o Brasil; temos também o CTG Amizade Sem Fronteiras, templo da cultura gaúcha que foi trazida pelas mãos dos colonizadores vindos do Rio Grande do Sul. Nosso CTG é considerado o maior Centro de Tradições Gaúchas do Brasil em estilo galpão.

Temos as etnias italiana e alemã que anualmente mostram seus costumes e sua arte por meio de festas típicas tradicionais.

Para reunir todas as manifestações culturais do Município, o Governo Municipal está construindo o "Centro de Eventos". Será a "Casa dos Lourencianos" com estrutura capaz de sediar eventos de grande porte; lá será também, a sede do Instituto Cultural, onde cada oficina, terá um ambiente adequado para acontecer.

Em cada acorde musical, em cada passo de uma dança, em cada bordado ou pintura, em cada poesia recitada, está edificada a maneira pessoal que cada artista lourenciano tem de se expressar. É preciso oferecer condições e oportunidades para que todos possam mostrar seus talentos e perpetuar sua arte. 

Acesse o site do Instituto Cultural de São Lourenço do Oeste







      

  VOLTAR